domingo, 27 de junho de 2010

Os Causos de Seu Emídio


Pode-se bem dizer que você não conheceu Massarandupió, no litoral norte baiano, se não tiver conhecido o seu Emídio.
Figura mais marcante e folclórica do pedaço, seu Emídio da Conceição, hoje infelizmente falecido, foi casado com dona Rosa, pais de nove filhos, dos quais apenas um homem e oito lindas mulheres, que lhes deram mais de dez netos.
Seu Emídio garantia nunca haver mentido. Também não invejava quem mentisse. Mas parar para uma prosa com ele, para ouvir alguns de seus “causos”, era programa imperdível.
Vamos transcrever aqui alguns destes “causos”, usando seu próprio palavreado, da forma como contava, mas é claro que servirá apenas para você fazer uma idéia, uma vez que ouvidos diretos dele era que realmente se tornavam mais engraçados.

Do frango que eu comprei em Entre Rios

“Tive que alugar uma C10 com carroceria de madeira pra trazer o frango, que era bem pequenininho, mas na estrada quebrou o carro. Eu daí tive que mandar vir outra caminhonete pra seguir viagem. Quando cheguei aqui e matei o frango, dentro do papo do bicho tinha 28 cocos. O menor pegava 5 litros de água.
Os cocos já estavam todos envernizados, e estão postos e pendurados em torno de meu quiosque.
As tripas do frango assoprei e fiz uma corda de decoração para os cocos.”

Do Transporte que Consegui pra Voltar do Porto

“Fomos ao Porto de Sauípe comprar uns peixes.
A fartura era tanta que pegamos 150 kg.
Estávamos eu, minha filha e um amigo por lá, e não havia transporte pra nós trazermos os peixes.
Eu disse:
- O que é que nós faz com estes peixes?
Pensei:
- Vamos por tudo dentro de um saco e amarrar com uma corda, jogamos dentro d’água e vamos puxando pela beira da maré.
Foi quando avistemos uma tauba vir chegando na maré, ela balanceou, balanceou, e parou bem na beirinha.
Eu disse:
- Vamos lá ver o que é!
Chegamos lá eu disse:
- É uma tauba, vamos botar os peixes aqui em cima!
Prontamente nos assentamos na tauba, e prontamente ela voltou a balancear e entrou mar adentro.
Passamos a primeira quebrança, passamos a segunda quebrança. Aí pegamos o mar liso e ela seguiu mar afora.
Eu disse:
- Minha filha e meu amigo, nós estamos aqui entregues a Deus e à Virgem Maria!
Com 3 léguas de distância ela parou aqui na praia de Massarandupió, aí que fomos conhecer o que era a tauba. E era um siri, pois ele suspendeu um braço e disse:
- Até outra vista meus amigos!
Aí eu disse a ele:
- Jesus te acompanhe com as palavras de Deus!”

Sobre minha Finada Avó

“Eu vou te contar um causo
Da finada minha avó
Cada banda de nariz
Pegava 100 litros de pó”

Como Pedir um Cigarro

“Meus amigos e camarados!
É redondo que nem um cuscuz!
Vou lhes pedir, não me neguem,
Um cigarro da Souza Cruz!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS, SUGESTÕES OU SOLICITAÇÕES: