domingo, 27 de junho de 2010

Casas de Farinha, em Massarandupió, Bahia


Há duas “casas de farinha” em Massarandupió, uma de propriedade do casal seu Leocádio e Mãe Duca, e a outra comunitária, embora dentro das terras de seu Walter Pinheiro, que a construiu há uns vinte e cinco anos.
Na “casa de farinha”, o povo traz a mandioca que plantou e colheu para transformá-la em farinha. O primeiro passo é a raspagem, num raspador elétrico de rolo, bastante rudimentar, embora eficiente. Por esta hora faz-se o fogo de lenha sob os imensos tachos de secagem, enquanto a mandioca já descascada é levada ao coxo da prensa para ser fortemente espremida até a última gota do líquido que pode ser aproveitado para fermentar e virar vinagre.
Depois de prensada, a então massa de mandioca passa pela primeira peneira e vai para os tachos sobre o fogo, onde será mexida com rodos de madeira até a secagem total. Seca, a farinha passará pela próxima peneira, onde será separada e classificada pelo tamanho do grão e pode voltar aos tachos para torrar, se desejado.
Todos os massarandupianos podem utilizar a “casa de farinha” de seu Pinheiro sem pedir licença, desde que tragam sua lenha e preservem o local.
A farinha de mandioca é uma das bases alimentares mais importantes da região, ao lado da pesca artesanal de subsistência, do coco, da manga, do caju e da mangaba.

2 comentários:

  1. Bom dia !
    Me chamo Sandro e trabalho com Secadores Rotativos, desenvolvo sistemas de secagem para os mais diversos tipos de residuos, (ex.: Secagem de areia para fabricas de Argamassa, Secagem de bagaço de cana para fabricação de briquete ou peletizar) entre muitos. Minha empresa pela qual trabalho é referencia na america latina quando se fala em secadores rotativos, nossos sistemas de secagem são fabricados de acordo com a necessidade do cliente. Sendo assim com preços acessíveis para qualquer produtor de pequeno, médio e grande porte. Para mais informações entrar em contato pelo fone: 0xx(55) 3375-6207
    email: vendas@jopeindustrial.com.br

    http://www.jopeindustrial.com.br/

    ResponderExcluir
  2. eu me chamo edna gostaria de saber porque os coco seco que colho se guardo por uns dias eles apodrese e quando a gente compra nos mencados eles estao sempre bom

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS, SUGESTÕES OU SOLICITAÇÕES: