Uma das manifestações culturais mais significativas da Costa dos Coqueiros, no litoral norte baiano, é o artesanato em palha de piaçava realizado em sua grande maioria pelas mulheres das comunidades. Em Massarandupió, as artesãs mais notórias são Rosa, Luzia, Cleó, Tilúti, Maria Ribeiro, Etelvina, Cacilda, Palmira, Analice, Selenice, Mariazinha e Julinda, entre outras.
Elas percorrem a região em busca das folhas da piaçava, colhidas verdes, sua principal matéria prima ao lado das folhas do alicuri, estas transformadas em “linha” de costura para as peças de artesanato.
O primeiro passo é despencar as folhas e enrolá-las para o cozimento, que vai interromper o processo de deterioração da matéria orgânica, evitando que apodreça depois. As folhas são cozidas apenas em água, ou adiciona-se sal para alvejá-las.
Depois de cozidas, as folhas são abertas e colocadas para secar ao tempo, enroladas em largos anéis, podendo ficar quatro ou cinco dias até estarem completamente secas para serem lascadas em tiras e poder voltar a um novo cozimento com os corantes para adquirir o colorido, quando desejado, voltando a secar a seguir para estarem prontas para o trabalho da trama.
Os fios de folhas de alicuri, que servem para costurar os trabalhos, devem ser tingidos com a palha para não aparecer.
As artesãs produzem belas bolsas, sacolas, esteiras, chapéus, viseiras, descansos de panelas, sous plats, etc., e vendem para as lojas do complexo turístico Costa do Sauípe, para a Associação de Artesãs de Porto Sauípe, ou direto aos turistas que visitam Massarandupió, expostas nas varandas de suas casas.
Roberto não sei se ainda lembra de mim jamile aqui de massarandupió, cv sumiu, adorei o blog muito bom. Abraços
ResponderExcluirBom dia, Jamile;
ResponderExcluirClaro que me lembro!
Seja bem-vinda e muito obrigado pelo comentário. Estive em Massará fazem umas 3 semanas e pretendo voltar muitas outras vezes.
Se vier a Salvador, me deixe saber para recebê-la.
Beijão