terça-feira, 9 de março de 2010

DOMINGO EM SÃO JOÃO DO PARAÍSO, MASCOTE, BAHIA

Lá fora está rolando a feira da semana, um acontecimento. Armam-se todos os domingos muitas barracas, vendendo desde dvd's piratas a cebolas, passando por relógios de pulso falsificados, utensílios baratos e roupas de gosto duvidoso.
Vêm ônibus e caminhões de toda a região, trazendo todo o povo da roça e você pode imaginar a fauna!!! Colocam aparelhos de som por todo lado, tocando uma babel de arrochas, sertanejas e por aí vai. Tudo ao mesmo tempo. A "cidade" fica cheia e movimentada.
Depois de meio-dia, começam a desmontar as barracas. Ônibus e caminhões se vão com o povaréu levando sacos e sacos de compras, todos bêbados e felizes. Ficam apenas os bêbados locais, por um par de horas, comendo churrasquinho de gato nas portas dos botecos. Depois, tudo cai numa pasmaceira que só volta a se agitar pelas oito da noite, quando os jovens vêm para a praça paquerar, usando as roupas e perfumes de domingo.
Vou sair pro calor agora e misturar-me à turba.

(São João do Paraíso é distrito do município de Mascote, sul da Bahia.)

9 comentários:

  1. Tio Beto,

    Tinha que ter um lugar nesse mundo virtual para colocar seus pensamentos. Que legal que achou e começou.
    Vou acompanhar.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. É facil etiquetar um lugar sem não conhecer o povo e sua ideologia de vida, aprenda a respeitar a vida de todos, pois seu texto foi um da mais errada colocação, e cuidado pois tais colocações deste tipo pode acabar com sua própria reputação.
    Acorde para vida nem todo mundo nasceu em berço de ouro,e muito menos em uma cidade de primeiro mundo,este lugar é um pedaço do Brasil como qualquer outro, também são pessoas que nascem crescem reproduzem e morrem, da mesma forma que os( riquinhos filhos de papai).
    Acorde !!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá desculpa te encomodar, mas estou desesperada a procura de duas mulheres (irmãs) chamadas Anete Silva Santos e Telma Silva Santos, a ultima vez áh uns 40 anos atras elas moravam aí em são joão. Por favor se tiver alguma noticia me adiciona no msn renatalook@hotmail.com. Obrigado

    ResponderExcluir
  4. esta cidade e maravilhosa eu tenho oragulho de ter nascido nela bjos paraiso

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo:esta cidade é maravilhosa,passei minha infancía nela,com essa dinâmica quase bubolica.Minha família, quase toda,saímos de São joão do paraíso,para Porto seguro,onde infelizmente os bêbados não tem essa liberdade,essa segurança toda...Pois,tive meu irmão Irlei Miranda da Silva,assassinado recentemente,na comudade rural da mangabeira,que por ter estado em estado de embreaguês,não teve condições de defender.NO PARAISO ISSO NUNCA TERIA ACONTECIDO.SAUDADES PARAISO...SAUDADES IRLEI! NELMA

    ResponderExcluir
  6. eu sou de mascote e amo paraiso,ha 18 anos moro no rio de janeiro,constituir familia aqui mas o meu sonho e voltar pra esse lugar maravilhoso porque o lugar e impar os governantes e que vacilam,respeitem a todos dai tenho muitos parentes em sao joao do paraiso e mascote,bjos jaciara silva.

    ResponderExcluir
  7. Sou de SP,moro em Itabuna mas passo todos os finais de semana em Paraíso, o lugar onde eu cresci. Um lugar maravilhoso, bem diferente dessas cidades onde o trânsito é infernal e mal conhecemos nossos próprios vizinhos. Contudo, há quem fale mal, com certeza morre de vontade de morar em lugar assim ou simplesmente não conhece! Denise Sandes.

    ResponderExcluir
  8. Querida Denise Sandes, boa tarde;
    Em primeiro lugar, obrigado pela visita e por sua mensagem.
    Lembro com carinho cada doce momento vivido naquele interessante distrito de Mascote.
    Contudo, muitas pessoas absolutamente tapadas e estúpidas lêm minha pequena crônica e simplesmente se auto-discriminam, acreditando que minhas palavras sejam depreciativas, passando a me enviar comentários agressivos.
    Não se trata disso. Se me dispus numa bucólica tarde de domingo Paraisense a escrever a crônica, e se a publiquei, foi justamente por gostar e respeitar o local e seu povo. Minhas palavras apenas mostram o modo como um cara vivido pelos quatro cantos deste planeta via a cena a seu redor, descrevendo-a prosaicamente.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS, SUGESTÕES OU SOLICITAÇÕES: